Emily Brontë e os investimentos financeiros

Um aspeto até há pouco tempo largamente ignorado da vida da escritora Emily Brontë, autora de “O Monte dos Vendavais” (e nascida há 203 anos, a 1818/07/30) , foi o seu papel como “gestora de investimentos” da família, nomeadamente em ações dos caminhos de ferro. Uma interpretação que tem sido feita disso é que poria…

O referendo húngaro

A respeito do referendo húngaro anda tudo a repetir a mantra “direitos fundamentais não se referendam” (posição que nunca me pareceu fazer grande sentido) e a ignorar o que talvez seja mais importante aqui: é que, pelo menos pelas noticias na imprensa sobre o referendo, as perguntas que vão ser feitas parecem-me significativamente mais brandas…

Partido Comunista Alemão à beira de ser ilegalizado?

A comissão de eleições alemã não permitiu o Partido Comunista Alemão (DKP)* de concorrer às próximas eleições, alegando questões formais; aparentemente isso até pode abrir caminho a que o registo legal do partido seja anulado. *Não confundir com o Partido “A Esquerda” (Die Linke) Election officials ban German Communist Party from running candidates

A oposição de esquerda em Cuba

Uma série de fontes e artigos sobre, de ou relacionadas com o assunto (via red_dilettante): Cuba’s Democratic Left, por James Bloodworth (Dissent, 2015) Cuba: las desigualdades se tornan visibles. Consecuencias de la economía de escasez y reformas, por Katrin Hansing e Uwe Optenhögel (Nueva Sociedad, 2015) The Apple of Discord in the Cuban Constitution, por…

A greve (multiracial) dos mineiros do Alabama em 1908

A 8 de julho de 1908, em Birmingham, Alabama (no coração do “velho Sul” dos EUA),  4 mil mineiros, brancos e negros, entram em greve. Birmingham district coal strike of 1908, publicado no Libcom.org: A short history of the multiracial coal miners’ strikes in Birmingham, Alabama, in the early 20th century which were violently repressed…

Os economistas e o liberalismo económico

A ligação é muito menor do que a imaginação popular julga, mas apesar de tudo há alguma. Is economics an excuse for inaction?, por Noah Smith (“No, it is not. But there’s a reason people think it is.”) Já agora, esta passagem, «It turns out that the “economics” most people interface with is not even…

“Chumbos” por faltas

A respeito desta história, lembro-me de, há uns 15 anos, o então governo do PS ter falado em acabar com as reprovações por faltas, mas isso gerou um escarcéu entre os mais conservadores (nomeadamente o CDS e o Paulo Portas) e a ideia acabou por ser abandonada.

A “Revolução Americana” foi mesmo uma revolução

America Also Had A Revolution, por Harry Braverman (publicado originalmente no American Socialist, volume 3, número 9, de setembro de 1956 – PDF) Revisão crítica ao livro “The American Revolution Considered As A Social Movement“, de Franklin Jameson; tanto Braverman como Jameson argumentavam que a “Revolução Americana” não tinha sido uma simples guerra de independência…

Mike Gravel (1930-2021)

Mike Gravel, former US senator for Alaska, dies at 91 (Associated Press). Um dos meus endorsments nas eleições de 2008 (e que foi de tal maneira esquecido que a dada altura tive que lembrar a um blogue dedicado a essas eleições que ele continuava a ser candidato).

A carregar…

Something went wrong. Please refresh the page and/or try again.


Follow My Blog

Get new content delivered directly to your inbox.