Libertários: Left & Right: E10 Roma

Eu e o Carlos Novais conversando sobre Roma, nomeadamente sobre as lutas políticas (Populares vs. Optimates) nos últimos anos da República.

A conversa foi em parte inspirada por uma “bússola política” que eu fiz há uns anos (com lacunas que são discutidas no vídeo):

4 thoughts on “Libertários: Left & Right: E10 Roma

  1. A respeito do Catão e do Cícero, o CN faz mais ou menos a mesma observação no vídeo.

    Quanto ao Sula (ou será “Sila”?), depois de exterminar os opositores e mudar a constituição, renunciou à ditadura e reformou-se; mas é verdade que também não saberiamos exatamente como César se teria comportado se tivesse vivido (mas penso que ele tinha sido proclamado ditador perpétuo, ou por 10 anos, ou coisa assim).

    Gostar

  2. Quem, vendo as coisas de um ponto de vista português, talvez faltasse era Sertório (na esquerda, mas não sei bem em que ponto do eixo império/ditadura – república); sobretudo em termos de comparação entre Roma e o mundo moderno, é uma quase perfeita analogia com aqueles revolucionários ocidentais dos anos 60/70 que a dada altura iam combater ao lado dos povos oprimidos do Terceiro Mundo, estilo Regis Debray, ou a colaboração das Brigadas Revolucionárias com os movimentos de libertação africanos.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s