Extensão para fazer o dowload dos resultados eleitorais do site ‘www.eleicoes.mai.gov.pt’

Estive fazendo algo que talvez interesse aos leitores deste blogue (que serão maioritariamente “political junkies”) – uma extensão para o firefox que permite fazer o dowload dos resultados eleitorais do site ‘www.eleicoes.mai.gov.pt’  (e provavelmente também dos sites ‘www.presidenciais2021.mai.gov.pt’ e ‘www.autarquicas2021.mai.gov.pt’ , que ainda não existem mas que de certeza que o MAI vai pôr no ar nos dias das eleições).

Como isto funciona? É escolher uma das eleições que lá aparecem (p.ex., as presidenciais de 2016), escolher a opção “Território Nacional” e a extensão faz aparecer um botão azul dizendo “EXPORTAR RESULTADOS” por cima do mapa (ou da lista de unidades territoriais).

Depois, é escolher no mapa ou na lista a zona geográfica de que pretende ter os dados, depois escolher na primeira lista pendente qual o nivel de detalhe para que quer os dados e na segunda lista qual o formato, e finalmente clicar no botão EXPORTAR RESULTADOS. O programa vai selecionar e visualizar as unidades geográficas uma a uma, ver os resultados (enquanto isso decorre o botão muda para EXPORTANDO) e finalmente exportar um ficheiro com os resultados detalhados.

[Provavelmente, depois de eu publicar isto, alguém há de me dizer que algures no site já há um sitio onde se pode fazer o download dos resultados e que eu andei a perder tempo)

A extensão não funciona, nem para as eleições regionais dos Açores e da Madeira, nem para eleições anteriores às legislativas de 2009, nem para os resultados da emigração (no caso da emigração, aparece à mesma o botão, mas não faz nada).

Exemplos:

Obter um mapa dos resultados nacionais, por distrito/região, em formato XML:

Obter um mapa dos resultados no distrito de Faro, por freguesias, em formato CSV:

A extensão (além de funcionar nos clones do Firefox, como o Waterfox) também funciona, com um pouco de trabalho, no Chrome e no Edge – é fazer o download do ficheiro da extensão, mudar as letras finais de “.xpi” para “.zip” e depois extrair para uma pasta. Depois é só seguir os respetivos procedimentos (Chrome, Edge) de como instalar extensões “unpacked”. Eu suspeito que também funcione no Opera (que tem um sistema de extensões muito similar ao do Firefox e ainda mais aos do Chrome e do Edge), mas não experimentei. E no Pale Moon decididamente não funciona.

Como eu disse mais acima, no dia das eleições, o Ministério da Administração Interna costuma pôr no ar um site com um nome estilo ‘www.presidenciais2021.mai.gov.pt’ com os resultados à medida que vão chegando, ou só uns dias/semanas/meses depois os põe no site ‘www.eleicoes.mai.gov.pt’. Em principio, a extensão é suposto também funcionar nos sites ‘www.presidenciais2021.mai.gov.pt’ e ‘www.autarquicas2021.mai.gov.pt’; ainda me ocorreu pôr a extensão ativa em TODOS  os sites ‘mai.gov.pt’ (para não ser preciso fazer atualizações para as eleições dos anos futuros), com depois uma linha inicial para se desligar se o endereço do site não começasse por “eleicoes”, “presidenciais”, “legislativas”, “autarquicas” ou “europeias”, mas a ideia assustou-me um bocado (ainda por cima o Ministério da Administração Interna…).

One thought on “Extensão para fazer o dowload dos resultados eleitorais do site ‘www.eleicoes.mai.gov.pt’

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s