A minha aposta(?) sobre as eleições norte-americanas

A esta altura do campeonato, penso que, aconteça o que acontecer, eu ganhei a aposta não? Isto é, neste momento tudo o que poderia ainda alterar os resultados (um decisão do Supremo Tribunal, o Congresso rejeitar os eleitores, etc.) cai nas tais alíneas “b) Caso um Supremo Tribunal com uma composição diferente do atual altera, a favor dos Republicanos, um resultado, conta o resultado anunciado na noite eleitoral; c) Caso o resultado de uma votação seja anulado por um órgão que não um tribunal, conta o resultado anunciado na noite eleitoral” (e atenção que o que estava em causa era o voto popular).

Dito isto, o Ricardo Campelo Magalhães ganhou em parte em espírito, porque há indícios de que efetivamente a viragem à esquerda dos Democratas tenha feito com que a sua vitória não tenha sido tão esmagadora como se pensava, e os Republicanos tiverem efetivamente ganhos entre os negros e hispânicos e sobretudo tiveram bons resultados nos «candidatos “down ballot”, i.e., senadores e representantes» (e tinham sido esses pontos a dar origem à conversa).

2 thoughts on “A minha aposta(?) sobre as eleições norte-americanas

    1. Pois, depois de ver o processo todo a decorrer, eu conclui que teria ficado melhor “o primeiro resultado anunciado oficialmente”, porque nem me passou pela cabeça que não houvesse resultados oficiais na noite eleitoral.

      Mas, ao que sei, os dados que os jornais e TVs iam apresentando eram dados, se não oficiais, pelo menos oficiosos – creio que os jornalistas não andaram a contar votos, transmitiam a informação que lhes era dada, penso que pelos estados, acerca de como ia a contagem, e acho que não havia discrepancias relevantes entre os vários jornais e TVs sobre a contagem (as discrepâncias surgiam naquelas coisas estilo atribuir ou não o Arizona a Biden – ou seja, os vencedores dos estados – não na contagem númerica dos votos em si).

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s